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Diretor brasileiro é convidado para o Oscar


23/06/2008
Diretor brasileiro é convidado para o Oscar

O diretor brasileiro Walter Salles está entre os 105 convidados a participar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Junto com técnicos, roteiristas, atores e outros diretores ele fará parte do quadro de votantes do Oscar de 2009, composto por 6 mil pessoas, que elegem os indicados e os vencedores aos prêmios.

Dois filmes de Walter Salles, já participaram da cerimônia do Oscar. Em 1999, Central do Brasil foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz. Diários de Motocicleta concorreu ao Melhor Roteiro Adaptado e venceu pela melhor canção original, em 2005, com “Al Otro Lado del Rio”, de Jorge Drexler. Seu mais recente trabalho, Linha de Passe, em parceira com Daniela Thomas, ganhou prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Cannes deste ano.

Produção de filmes cresce e público diminui


18/06/2008

O público de filmes brasileiros está em queda. Estima-se que em 2007, do total de 88,6 milhões de pessoas que foram às salas de cinema no Brasil, apenas 11,3% assistiram aos filmes brasileiros, de acordo com o Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro – que mantém o único banco de dados da indústria contínuo desde 1982. De acordo com dados da Ancine (Agência Nacional de Cinema), no ano passado, foram 10,3 milhões de espectadores, número pequeno em comparação aos 22 milhões calculados em 2003.

No entanto, a diminuição de público de filmes nacionais vai na contramão da produção, que está em crescimento. Após o fechamento da Embrafilme, em 1992, foram feitos apenas três filmes, já no ano passado este número cresceu para 90.

Acredita-se que a principal diferença na relação entre público e novas produções seja a concorrência com filmes estrangeiros por salas de exibição. Em 2007, por exemplo, Tropa de Elite foi o filme nacional de maior circulação, com 336 cópias nos cinemas. Esta foi uma exceção, considerando que outros lançamentos nacionais no mesmo período tiveram um número bem inferior de cópias. Ao mesmo tempo, as superproduções norte-americanas que estréiam no Brasil ocupam quase 25% das 2200 salas de cinema do país.

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