Sobre o site

O Caleidoscópio é um espaço de discussão sobre o cinema brasileiro contemporâneo. Elaborado e realizado por Cyntia Calhado e Camila Fink, como Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Jornalismo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com a orientação de Rachel Balsalobre, jornalista e professora, e colaboração de Larissa Herbst, na execução do site.

Nosso objetivo é compor um panorama sobre a produção cinematográfica nacional, compreendida entre os anos de 1995 e 2007. Pensamos que quatro sessões e a Linha do Tempo dariam conta de refletir sobre o cinema brasileiro por vários ângulos e com diversos estilos de textos.

A Linha do Tempo está presente para localizar o leitor, sempre que necessário, na história do cinema brasileiro e com o objetivo de complementar o item anterior, criamos o Boletim para acompanhar as novidades do cinema nacional. Achamos fundamental fazer entrevistas para ouvir diferentes opiniões e dialogar com profissionais da área, disponibilizando este conteúdo na sessão Ponto de Vista. Havia também a necessidade de aprofundar nos Artigos temas como a produção, distribuição, circulação de filmes, as leis de incentivo cultural e alguns aspectos da história do cinema do país, além de assuntos relevantes apenas citados nos boletins. Já os Ensaios têm uma proposta mais livre de reflexão e crítica em que comparamos aspectos técnicos, estéticos e temáticos de dois filmes, a fim de levantar características da produção deste período, nosso principal objetivo com este trabalho.


Camila Fink

Cinéfila desde a época das fraldas, quando tentei colocar um gibi no videocassete para assistir a um desenho animado, fazia escândalos se me colocassem para dormir e eu ouvisse o som do tal aparelho funcionando. Daí para frente a coisa se tornou incontrolável.

Boa parte disso deve ser herança da minha mãe - tal como ela, não troco um bom filme por qualquer outro programa. Na faculdade uni o útil ao agradável, e comecei a relacionar qualquer trabalho com o cinema, puro pretexto para ver e discutir filmes. Insatisfeita só com Jornalismo, entrei em Ciências Sociais e agora tenho um olhar um pouco mais acurado para pensar o cinema. Rato de biblioteca, traça de locadora e ácaro de poltrona de sala de cinema, recentemente, tive vontade de colocar em palavras os pensamentos cinematográficos e criei o “Lente de Contato”.

Os filmes brasileiros e, principalmente, a relação do público com o nosso cinema sempre foram questões inquietantes para mim. E devo admitir que agora está ficando ainda mais interessante. Por fim, seguindo a nossa proposta das entrevistas, os meus filmes favoritos deste período, são Santiago, Edifício Master, Cinema, Aspirinas e Urubus, Madame Satã e Lavoura Arcaica.


Cyntia Calhado

Eu sempre gostei de filmes, talvez por eles estarem presentes na rotina da minha casa desde sempre. Mas com o tempo fui vendo que as cerca de 2 horas que eu passava na frente de uma tela significavam mais do que simples entretenimento. Cresci. Tive aulas teóricas de audiovisual na graduação que foram alimentando meu interesse e quando me dei conta, não conseguia passar uma semana sem ver no mínimo três filmes. Fiz o curso do Inácio Araújo, que ampliou imensamente meu repertório em história do cinema e apurou meu olhar. A necessidade de escrever me fez criar “A Cinéfila”, blog em que treino críticas de cinema.

Acredito que as escolhas dos filmes dos Ensaios reflita de certa forma nossos preferidos da produção nacional contemporânea, de qualquer forma as minhas pepitas de ouro são Madame Satã, O Céu de Suely, Lavoura Arcaica, Cinema, Aspirinas e Urubus, Jogo de Cena, Central do Brasil, Abril Despedaçado e Cidade de Deus.

Contato

Caros leitores/internautas, este espaço é reservado para vocês comentarem o Caleidoscópio. Estejam livres para falar de conteúdo e forma, sugerir pautas, entrevistados, novas relações entre filmes, além de criticar o nosso ponto de vista. O seu comentário irá em breve ao ar e é fundamental para que o Caleidoscópio continue melhorando!

"Embora não tenha lido tudo, pois não tive tempo de ler o ensaio Quase Dois Irmãos e Invasor, achei o projeto maravilhoso! O "papo" introdutório às Entrevistas é ótimo, são como contos, é adorável. Um 'filme' dentro do filme." Regina Rocha


Envie seus comentários para contato@cinecaleidoscopio.com.br